Criticar o chefe no Facebook não é motivo para despedimento
Hugo Simões Filed Under: Etiquetas: NoticiasNorte-americana Dawnmarie Souza criticou o chefe no Facebook e foi despedida. No entanto, após meses de luta, um acordo extrajudicial deu-lhe razão, ao abrigo da liberdade de expressão.

Dawnmarie Souza, trabalhadora numa empresa de ambulâncias, foi chamada à atenção pelo chefe depois de alguém ter feito queixa em relação ao seu trabalho, em outubro do ano passado.
Quando chegou a casa, Dawnmarie Souza escreveu no seu perfil no Facebook que o seu supervisor era um "17", nome dado na empresa aos doentes mentais.
"Fired By Facebook"
Dawnmarie Souza acabou despedida mas o assunto não ficou por aí. QA norte-americana fez queixa contra a sua empresa, sediada no Connecticut, por ter sido despedida sem justa causa e por lhe ter sido negada representação sindical.
E ganhou. O National Labor Relations Board , que mediou o conflito, deu razão à trabalhora e ordenou a sua readmissão, ao mesmo tempo que advertiu a empresa por não respeitar a liberdade de expressão dos seus assalariados.
O caso de Dawnmarie Souza não é único nas redes sociais, pelo que já foi criado o grupo "Fired By Facebook" ("Despedido Pelo Facebook"), no qual os internautas podem partilhar as suas histórias. O grupo é gerido por uma equipa da Universidade de Bradford, no Reino Unido, que irá fazer um documentário sobre o assunto.
Fonte: Expresso