
O espaço é uma das maiores preocupações dos veículos para o futuro. Veja o interessante exemplo de uma pesquisa do Instituto de Massachusetts em que pequenos veículos elétricos se encaixam como carrinhos de supermercado.
Além de mais eficientes, veículos com esta capacidade ocupariam muito menos espaço nas ruas e reduziriam drasticamente o problema de vagas para estacionamento.
GM EN-VAcha difícil de acreditar que os carros vão diminuir tão drasticamente? Pouco depois de encerrar a produção do enorme modelo Hummer, a GM anuncia seu carro conceito EN-V.
Nada de portas, espaço de sobra ou peso excedente, o GM EN-V é um ótimo representante dos meios de locomoção urbanos do futuro. Movido a eletricidade, o carro pesa apenas 400 kg e atinge velocidade máxima de 40 km/h.Além das preocupações ecológicas, outro conceito interessante do modelo da GM é a condução autônoma. Depois de traçar seu destino, o veículo segue sua rota dispensando as interações do condutor.
Vista lateral do veículo, que possui apenas 1,5 metro de comprimento por 1,5 de largura.
Como se era de esperar, o EN-V conta com um elaborado sistema de navegação GPS, computador de bordo, mapas eletrônicos e sensores de veículos e obstáculos. Segundo os fabricantes, o conjunto é mais eficaz que os motoristas na prevenção de acidentes.
Espaço interno não parece ser uma qualidade do Electric Networked Vehicle (EN-V). Certamente os proprietários dos luxuosos modelos da atualidade terão que se adaptar à nova realidade.
Mazda Souga
Mas nem só de dimensões reduzidas e formas compactas vivem os projetos do futuro. O modelo conceito da Mazda Motors é muito mais atraente e lembra a estrutura básica dos veículos atuais.
Tudo bem, dificilmente você vê um carro coberto por um revestimento transparente no lugar da tradicional lataria e com um design tão diferenciado.
Todos os veículos poderão ser customizados por seus próprios donos dentro de um website de realidade virtual. Se depender da criatividade dos motoristas, não existirão dois veículos iguais nas ruas.
Honda Helix
Se os contornos do veículo são uma identidade de cada motorista, o Honda Helix leva isso ao extremo.
Construído a partir de polímeros adaptativos, o Honda Helix incorpora o DNA do seu proprietário para alterar sua forma, cor e materiais.
De acordo com as necessidades do motorista e das condições de trânsito que ele enfrenta, o veículo se transforma para solucionar seus problemas.
Sem dúvidas, trata-se de um meio de locomoção extremamente adaptativo e personalizável, mesmo que o motorista nem se dê conta disso.
Audi eOra/eSpira
Se diante de tantas customizações o papel do condutor parece ter sido esquecido, os modelos da eOra e eSpira da Audi não deixarão sua cabeça ociosa.
O design arrojado do eSpira lembra o do atual esportivo R8 da montadora. A principal diferença é que, no lugar de volante, câmbio e pedais, o veículo é conduzido pelo pensamento e pelos mínimos ajustes no corpo do motorista.
O design arrojado do eSpira lembra o do atual esportivo R8 da montadora. A principal diferença é que no lugar de volante, câmbio e pedais, o veículo é conduzido pelo pensamento e pelos mínimos ajustes no corpo do motorista.
GM Car Hero
Se seria possível guiar o veículo com a força do pensamento e com mínimos movimentos do corpo, por que não transformar logo o ato de dirigir em um grande entretenimento eletrônico?
As semelhanças do nome do veículo com o game Guitar Hero vão muito além de meros caracteres. No jogo, ou no carro, o motorista/jogador simula pilotar o próprio veículo e executar os mesmos comandos que a máquina.
Na prática o veículo dispensa condutor, o papel deste se resume a se divertir com um game tão real quanto o próprio mundo a sua volta.
Como jogador, o motorista deve realizar os mesmos comandos que a máquina em tempo real. Também é possível desafiar outros condutores para uma disputa. Tratando-se de uma simulação, ninguém é exposto a risco algum.
Toyota Link
Mas nem só de diversão e formas adaptativas vivem os carros do futuro. O Toyota Link é um veículo tipicamente voltado ao público jovem e às redes sociais.
Começando pela individualidade do veículo, cada motorista seria o dono de um espaço próprio.
Assim como a criação de um perfil individual é indispensável às redes sociais, o Toyota Link permite que novos temas e pacotes de personalização para o veículo sejam baixados da internet.
Mas o conceito que mais chama a atenção do veículo é sua capacidade de "linkar-se" a outros. Assim os jovens poderiam escolher na companhia de quem gostariam de unir seus veículos e discutir trabalhos a caminho da faculdade.
Além do contato social, unir veículos com um destino comum é uma medida que aumenta a segurança dos motoristas e economiza espaço nas vias urbanas.
Nissan V2G
Já o modelo V2G da Nissan foi eleito o "carro de 2030" em um concurso recente lançado pelo salão de automóveis de Los Angeles.
Muito mais que um design inovador, o veículo mostrou preocupação com questões ambientais e utiliza diversas tecnologias práticas.
O V2G é alimentado por uma espécie de estrada carregada eletricamente conhecida como GRID, mas pode se locomover sobre outras superfícies.
O modelo é construído a partir de materiais inteligentes como biorresina, que potencializam sua via útil e reduzem o consumo de cola e elementos mecânicos.
Também há diversos kits plug and play com upgrades para o veículo. Dispensando conhecimento técnico, o próprio dono pode personalizá-lo em questão de minutos.
A função será a mesma, mas a aparência dos carros vai mudar muito até 2030. Confira alguns projetos para o futuro e conheça os veículos que concorreram ao "Carro de 2030" segundo um concurso realizado pelo Salão de Los Angeles.
Projeto do Massachusetts InstituteCréditos: EGMCarTech, Drive, G1, AutoBlog, HuffingTonPost, Gizmag, Baixaki Tecnologia
Fonte: Artigo retirado de http://www.kultura-digital.blogspot.com , todos os créditos mantidos.
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